quinta-feira, 1 de julho de 2010

Do Kháos e do Kósmos

Há muito tempo o homem tenta encontrar a ordem no mundo, quando se supõe que nele ela exista e esteja oculta. Quando, porém, se suspeita de que o mundo seja completamente ilusório, procura-se a ordem fora dele. Quando pensamos em ordem, somos também levados a considerar sua oposiçao. Desordem e Ordem, Kháos e Kósmos, Não-Ser e Ser: estas são as velhas dicotomias que vêm ocupando o pensamento desde antes do surgimento da filosofia ocidental.
Se, por um lado, o mundo nos parece imbuído de certa ordem, por outro, ao ser compreendido de múltiplas maneiras, ao ser considerado polissemicamente, ele é percebido, muitas vezes, como um reino de confusão, na verdade, uma dissimulação da realidade. Isto gera uma inevitável ansiedade intelectual e um desconforto no que diz respeito às expectativas do homem diante da vida. Na tentativa de rompermos esse quadro caótico de insegurança quanto à vida e às próprias verdades do intelecto, perseguindo nosso ideal de atingir esteios confiáveis em que possamos apoiar-nos, corajosamente, lançamo-nos em busca daquilo a que chamamos "realidade". Às vezes, imaginamos importante, a todo custo, impedir a escravidão a que somos submetidos pela sedução da aparência. Sentimos que é absolutamente necessário ver o mundo como quem, tendo feito cair a venda dos olhos e tendo contemplado a verdade, se esforça para trazer a luz para os que ainda não a viram.
O mundo não se explica simplesmente por consistir em uma junção das coisas entre si, ou em sua disposição espacial contígua como, por exemplo, um livro sobre a mesa ou um pássaro voando no ar, ou em sua consecução temporal, como no caso do nascer que sucede o gerar, ou do morrer que sucede o viver. Muito mais do que isto, o mundo é esta constante batalha entre os opostos, entre tensões que incessantemente emergem do interior do próprio mundo, que são absolutamente essenciais ao ser e ao existir do mundo, e que se ocultam diante dos olhos que não se deixam guiar pelo pensamento.

link: www.gtantiga.net/textos/Do%20Kh%E1os%20e%20do%20K%F3smos.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário