terça-feira, 20 de setembro de 2011

A criança curiosa e filósofa

Resgate a criança curiosa e filósofa que dorme em algum canto do seu self, toda criança sadia é uma filósofa. De asas a sua imaginação, ou seja, permita em muitas ocasiões que a sua imagem se transforme em ação, com vista a libertar sua criatividade. Para que você seja bem sucedido no resgate de sua criança-curiosa, filósofa, imaginativa, criativa, é imprescindível que tenha bem estabelecida a diferença que existe entre uma curiosidade patogênica e uma sadia. A primeira é de natureza essencialmente intrusiva, invasiva, invejosa e controladora. A segunda é uma curiosidade saudável e estruturante do psiquismo, visto que conduz a um estado mental interrogativo, aliado a um amor pelas verdades, o que conduz a um sentimento de sentir-se verdadeiro e autêntico.
Destarte não se apoquente com a sua relativa ignorância; pelo contrário faça um bom uso dela. Aplique para si mesmo o "método maiêutico" preconizado por Sócrates, que induzia o interlocutor a reconhecer sua própria ignorância e, a partir dai, encontrar e partejar possíveis soluções e novas aberturas. "Novas aberturas" não quer dizer que elas devam ser certas, ou originalíssimas, mas, sim, simplesmente, que elas sejam outras...
Incorpore o "principio da incerteza" do filosofo Heisenberg, princípio hoje aceito por todas as ciências, logo, pela psicanálise - alude ao fato de que a verdade é sempre relativa, e que a significação dos fenômenos observados dependem, em grande parte, da atitude e da posição do observador. Cuide-se para que não caia em dogmatismo moralista e doutrinário.

David E. Zimerman Manual de Tecnica Psicanalitica p.454

Nenhum comentário:

Postar um comentário